Scottish Fold

Scottish Fold

História e curiosidades

Apesar de não estar completamente confirmado ainda, diz-se que os Scottish Fold vieram de gatos chineses cujas orelhas possuem as mesmas características, isto no século XI. Apesar de ser um gato com origens antigas, não foi à tanto tempo assim que finalmente se definiu a raça Scottish Fold.

Nos anos 60 foi cruzada uma gata com as orelhas caída juntamente com um gato britânico de pêlo curto, e foi assim que surgiu finalmente o Scottish Fold. Infelizmente os primeiros exemplares sofriam de artrite devido ao gene Fold (daí a parte “Fold” do seu nome).

Mas após um grande esforço por parte dos criadores de gatos foi possível livrar os Scottish Fold desta deficiência genética, mas mantiveram à mesma este normal para relembrar as suas origens.

Características físicas

A raça Scottish Fold pode atingir um peso de até 6 kg e são de tamanho médio. De cabeça redonda e bochechas igualmente redondas. Nariz amplo em largura mas curto em comprimento, o seu focinho é também arredondado (praticamente como todas as partes que constituem a sua cabeça)

Os seus olhos são grandes, e como não podiam deixar de ser, igualmente arredondados e a cor destes depende directamente da cor do pêlo. As orelhas são o aspecto mais característico desta raça, sendo elas não são muito pequenas como ainda estão meio dobradas para a frente.

As suas patas têm um tamanho médio e proporcionais a todo o corpo. Apesar de toda a sua estrutura redonda, ele dispõe de ossos fortes. O pêlo podemos encontrar em dois formatos: curto e semi-comprido, se bem que os de pêlo semi-comprido são mais conhecidos por Highland do que propriamente por Scottish Fold. As cores que podem assumir são variadas.

Características psicológicas

Se procuras um gato bastante sossegado que não se mete a correr pela inteira, apresentamos-te o Scottish Fold. Ele é bastante calmo e nada dominante, mas não deixa de ser um animal sociável. Por estas características vive bem inclusive com outros animais, e não dá muito trabalho nesse sentido.

Mas não te induzas em erro, ele gosta à mesma de muitos mimos e de brincar, só não é tão energéticos como várias raças de gatos em geral. Resumidamente, é um excelente gato doméstico.

Cuidados a ter

Independentemente do tamanho do pêlo, uma escovagem por semana é quanto basta para o manter bonito e limpo. No entanto numa altura em que esteja a perder muito pêlo, escovar o pêlo deve tornar-se uma acção mais regular para remover o pêlo morto.

As orelhas do Scottish Fold também merecem atenção especial, devendo estas ser limpas com regulares para não surgir problemas maiores.

Algo importante que devemos constatar é que não se deve de forma alguma cruzar 2 gatos Scottish Fold, pois o risco de surgir problemas genéticas nas crias como a artrite é bastante elevado.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook