História e curiosidades
A raça de gatos Manx obteve o seu nome devido a uma ilha com o nome parecido, Ilha de Man, ilha essa irlandesa que está entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. A característica que de longe é o seu maior destaque é a falta de cauda, algo bastante incomum nos gatos.
Existem várias teorias que tentam explicar como é que o Manx perdeu a sua cauda. Algumas dessas teorias estão relacionadas com a Arca de Nóe, e dizem coisas como a porta da Arca ter caído em cima da cauda, ou mesmo um cão que estava lá dentro a arrancou à dentada.
Bem, mas na verdade essas duas teorias estão erradas, e a razão é bastante mais credível. Uma mutação genética presente na casa faz com que os gatos Manx não desenvolvam uma cauda.
Mas dentro da raça Manx podemos encontrar vários tipos de gatos. Um deles não tem mesmo cauda nenhuma, os chamados Rumpy, mas depois existem mais 3 tipos de Manx que já têm cauda, sendo dois deles com cauda muito pequena e o último, o Longy dispõe realmente de uma cauda.
Características físicas
Para além da cauda (ou da falta dela) que já vimos que é a sua característica de maior destaque, o Manx diferencia-se de outros gatos por outras características. O seu corpo musculado inclui uns membros superiores maiores do que as traseiras, para além de também umas garras finas.
De cabeça arredondada e um nariz consideravelmente saliente, as suas orelhas são grandes e arredondam na ponta. Os seus olhos também são grandes e expressivos, mesmo para um gato até.
Em relação ao seu pêlo, este é curto e duplo ao mesmo tempo. Inclusive para se identificar que se trata da raça Manx, a textura suave do seu pêlo é mais importante do que a própria cor.
Características psicológicas
Não sabemos se não terá directamente a ver com a sua ilha de origem, mas esta espécie de gatos não só é bastante inteligente como ainda tem um fantástico sentido de orientação. Isso poderá ser mesmo por causa das características da ilha.
Sendo um animal carinhoso e sociável, ele até se dá bem com outros animais. O seu instinto caçador fazia dele na altura um óptimo exterminador de pragas de ratos, e ainda hoje este instinto caçador mantem-se.
Cuidados a ter
Infelizmente temos algo muito triste para dizer. O animal em si não necessita de grandes cuidados para ser saudável e ate é relativamente simples de cuidar de um Manx, mesmo que não se tenha qualquer experiência a cuidar de gatos.
Só que os gatos de Manx podem desenvolver problemas na coluna quando ainda são crias. Essa deformação pode incluir (e não é nada de incomum) a própria morte. Caso sobreviva à sua infância sem problemas o mais certo é sobreviver enquanto adulto.