Maine Coon

Maine Coon

História e curiosidades

Esta raça é das maiores raças domésticas que se conhece (em termos de tamanho). Trata-se de uma das raças mais antigas originárias dos Estados Unidos, mais concretamente do Maine. Acredita-se que foi uma mistura de um gato com um guaxinim que deu origem ao Maine Coon.

Apesar deste cruzamento ser um pouco impossível, o que é certo é que a origem do seu nome deriva dessa história, já que guaxinim em inglês é “racoon”, e tirando a segunda sílaba ficamos com o nome Maine (estado originário) Coon (parte da palavra “racoon”).

O mais provável é que esta raça apareceu no mundo através de cruzamento de gatos grandes de pêlo curto da zona de Maine com gatos de pêlo longo dos marinheiros de vários países como Rússia e Inglaterra.

O clima de New England fez com que a raça gerasse um pêlo mais espesso para se proteger melhor. Podemos observar inclusive este detalhe num dos seus parentes, o Norueguês da Floresta.

O mundo viu o Maine Coon pela primeira vez em 1861, um gato branco chamado Captain Jenks, mas infelizmente isso não foi suficiente para enraizar a raça. Quando surgiram as raças Siameses e Persas nos EUA, os Maine Coon começaram a perder muito terreno, e foi apenas nos anos 50 que o Maine Coon voltou a ganhar destaque.

Nos finais dos anos 70 a raça finalmente tornou-se oficial.

Características físicas

É dos maiores gatos domésticos do mundo, senão o maior mesmo. Corpo comprido, grande estrutura e bons músculos. Cabeça média que acaba por parecer um pouco pequena comparando com o seu corpo.

O seu nariz é alargado e dispõe de um focinho relativamente quadrado. Podemos também observar grandes orelhas que terminam em ponta, largas na sua base e estas em geral parecem as orelhas de um lince, devido aos tufos de pêlo existentes.

Olhos amplos e redondos, o seu pescoço possui quase uma espécie de juba devido à densidade de pêlo. Membros grandes e compridos, podemos inclusive encontrar mais tufos de pêlos entre os dedos destes.

Tem uma cauda muito comprida e cheia de pêlo. Esta por vezes até chega a ser mais do que o próprio corpo.

Falando um pouco do seu pêlo este é longo e sedoso, sendo mais curto em algumas zonas específicas com na cabeça. Aceita-se praticamente todas as cores nos Maine Coon, excepto padrões dos Siameses.

Características psicológicas

Devido ao seu carácter de caçador, preferem a vida lá fora do que propriamente estarem fechados em casa. Apesar deste aspecto ele dá-se bem com todo o tipo de seres, pessoas e animais.

Apesar também da sua grande força derivada do seu tamanho, ele não é um animal agressivo, no entanto pode mostrar uma personalidade dominadora. É bastante sociável e gosta de ir com o seu dono para todo o lado.

Não é um gato de colo, especialmente por ser demasiado grande, mas não deixa de ser um excelente animal de estimação. E ao contrário de muitas espécies, com a idade vai ganhando mais afecto para com o seu dono, e o seu estilo independente e “dono do seu nariz” vai desaparecendo.

Algo que ele gosta muito é de brincar, algo que procuramos especialmente se tivermos crianças em casa. E sendo ele tão grande, dificilmente as crianças o tratarão como se fosse um brinquedo.

Cuidados a ter

O seu grande tamanho não significa que requer de grandes cuidados. Inclusive o seu pêlo, apesar de ser relativamente longo, não requer grandes cuidados durante grande parte do ano.

Uma escovagem do seu pêlo semanalmente é quanto basta para deixá-lo limpo e arrumado. No entanto deves escová-lo mais vezes durante os tempos mais quentes, pois é nessa altura que muda o seu pêlo e a formação de bolas de pêlo pode-se tornar um problema.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook