História e curiosidades
A raça Korat, símbolo de boa sorte na Tailândia, é uma raça tailandesa, e acredita-se inclusive que é dos gatos antigos existentes. Ele foi baptizado pelo rei Rama V, que ao questionar a origem de gato tão belo, decidiu baptizá-lo de Korat.
Dependendo da cor do pêlo do Korat, os tailandeses associam certos tipos de sorte. Um Korat cor-de-prata significa saúde, enquanto um Korat branco significa boas colheitas. Inclusive são oferecidos um casal de gatos Korat à noiva para dar sorte num casamento.
Foi devido aos soldados norte-americanos no final dos anos 50 que o Korat saiu da Tailândia para viajar para outros países, começando pelos EUA. Foi nos anos 60 que a raça foi oficializada, mas só perto de 10 anos depois é chegou a países como o Reino Unido.
Características físicas
O Korat é um felino de tamanho médio, em que apenas uma cor é aceite oficialmente, apesar de muitos considerarem que o Korat pode ter outras cores. O azul-acinzentado é a cor oficial, e oficialmente outras cores não são aceites, mas muitos consideram um espécime de cor branca igualmente um Korat.
Tirando essa questão, no Korat podemos encontrar um corpo musculado, mas menos que a raça Manx, e comprido mas menos também que a raça Siamesa. Membros finos, patas pequenas, a cauda pelo contrário é de tamanho médio.
A cabeça tem um formato curioso que faz parecer um coração. Nesta, encontramos um grande parte de olhos cuja cor depende da idade da cor. De azuis passam para âmbar e aos poucos vão ganhando um tom verde até ficarem completamente verdes.
Devido às grandes orelhas dos Koral, eles são capazes de ouvir qualquer ruido por mais pequeno que seja. É impossível esconder algo de um Korat se fizermos o mínimo de barulho.
Características psicológicas
O Korat é mais uma daquelas raças de gatos de adora brincar e mimos em quantidades iguais. É bastante carinhoso também, mas tem um grande defeito: é bastante teimoso! Nem sempre conseguimos fazer o que queremos com o Korat.
Ele gosta de se mexer silenciosamente e até tem muito jeito para isso já que ouve muito bem. Por vezes nem damos conta da sua presença. Felizmente como não é um gato trapalhão, não será comum vermos ele a esbarrar contra as nossas coisas.
Cuidados a ter
Felizmente o Korat não é um gato que necessita de grandes cuidados especiais. Inclusive devido às características do seu pêlo, não só é muito fácil escová-lo, como não veremos muito pêlo dele espalhado pela casa.
Necessita sim de uma boa alimentação, uma dieta equilibrada, e visitas de rotina ao veterinário para que as devidas vacinas sejam aplicadas. Bastará isso que ele tratará do resto para estar sempre de boa saúde.