Bobtail japonês

Bobtail japonês

História e curiosidades

A raça Bobtail japonês é das espécies de gatos mais antigas do Japão. Ganhou o nome Bobtail devido à sua cauda pequena e que está enrolada e cheia de pêlo, ficando parecida a um pompom.

É uma raça bastaste popular no Japão. Inclusive diz que os Bobtails cor de tartaruga e branco dão sorte aos seus donos. Relaciona-se bastante esta raça ao símbolo Maneki-neko, o gato do dinheiro / sorte, daí grande parte da sua fama.

É verdade que a raça Bobtail japonês já faz as delícias das pessoas desde do século VII, mas não foi à tanto tempo quanto isso que esta raça começou a expandir-se por todo o mundo. Foi nos anos 60 que houve o maior boom mundial, mas ainda assim não deixa de ser uma espécie rara.

Uma curiosidade bastante interessante é que o Maneki-neko não foi o único símbolo baseado nesta raça. A gata de uma das marcas mais famosas do mundo, a Hello Kitty, foi baseada igualmente num Bobtail Japonês.

No Japão diz-se que algo que ele fazia algumas vezes e dava uma sorte tremenda é quando ele sentava-se e levantava uma das patas como se tivesse a acena (a pose exacta do Maneki-neko). Caso um Bobtail japonês acene para ti, então parabéns porque estás cheio de sorte!

Características físicas

Começamos desde já por falar da característica mais curiosa que já mencionámos, a sua cauda. Comparável à cauda do Manx, a cauda dos Bobtail japonês fica assim enrolada e cheia de pêlo, tal como acontece com os coelhos. Esta pode atingir os 10 a 12 cm.

De corpo magro mas de boa estrutura muscular, o seu pêlo não é nem curto nem comprido. Cabeça triangular, focinho arredondado e de orelhas grandes. Os olhos podem assumir qualquer cor sem problema.

Características psicológicas

Esta raça faz jus à fama de cuscos que os gatos têm. Bastante curioso e vivaço, mas igualmente inteligente e pronto para dar e receber mimos. Com um miar doce, adora estar perto de pessoas e são relativamente sociáveis.

Cuidados a ter

More num pequeno apartamento ou numa grande casa com quintal, o Bobtail adapta-se na perfeição a qualquer meio. No entanto o seu pêlo delicado deve ser escovado uma vez por dia para estar sempre bonito.

Uma boa forma de manter o pêlo o mais saudável possível é através de uma dieta com muito peixe, pois este ajuda a mantê-lo forte.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook