Azul russo

Azul russo

História e curiosidades

As origens da raça Azul russo infelizmente não é completamente sabida. Tal como a maioria, existem diversas teorias que tentam fazer o máximo de sentido em relação às possíveis origens da raça, e algumas delas são inclusive palpáveis.

Uma delas, por exemplo, indica que a raça Azul russo provém do norte da Rússia e que temos alguma sorte em ainda ter a raça, já que na altura eram caçados por causa do seu lindíssimo pêlo. Esta é uma das teorias, mas há muitas outras.

Outras, mais improvável, indicam por exemplo que esta raça é descendente directa dos ratos da corte russa. Outra ainda declara que estes gatos nasceram no século VIII a.C. e inclusive estavam presente nos barcos viking para combater as pragas de ratos.

E tal como a sua origem, o seu nome também tem sido alvo de debate por muitos. Arcangel, Maltês e até Azul espanhol são alguns dos nomes que já baptizaram esta raça, e muitas pessoas mesmo hoje em dia continuam a chamar uma destas alternativas ao nome “Azul russo”.

Características físicas

Felizmente as características físicas desta raça estão bem definidas, ao contrário da sua história. Afinal de contas se assim não fosse, o mais certo era esta raça não ser oficial por não haver um standard definido.

De corpo longo e de músculos definidos, podemos também apreciar uma cauda comprida e umas patas lindíssimas que destacam a beleza do gato. Mas a característica de maior destaque é o seu lindíssimo pêlo.

Apesar de ser curto e fino (como a maioria dos gatos), esta tem uma cor característica, um azul acinzentado que influenciou o seu nome. Esta também é dupla, fornecendo alguma protecção extra ao animal, e a própria textura felpuda do seu pêlo torna o Azul russo bastante agradável de dar festinhas.

Características psicológicas.

Continuamos com as coisas positivas sobre o Azul Russo. Vais gostar de saber que é uma raça bastante calma. Apesar de serem um pouco tímidos com estranhos, são bastante carinhosos com os seus donos.

Como não podia deixar de ser num gato, este é muito curioso. Ele adora ter muita gente em casa, pois assim tem mais pessoas para cuscar o que estão a fazer. Por vezes até se tornam um pouco maçadores, já que nos seguem praticamente para todo o lado, mesmo que por vezes não devam.

Com estas qualidades, podemos agora dizer que o Azul russo é um excelente animal de estimação para quem passa muito tempo em casa.

Cuidados a ter

E para terminar provavelmente pensavas que era agora que começava as más notícias, mas estás enganado! Uma coisa é certa: ele não necessita de grandes cuidados de higiene, já que para além de se limparem a eles próprios, não ganham um grande odor.

A escovagem também não é nada que te devas preocupar, ao contrário de muitas outras raças. É raro mas acontece, mas existe uma serie de casos de Azul russo com uma doença genética de difícil ou mesmo sem cura.

Resumindo, se procuras um gato sossegado mas que goste de dar mimos, e está sempre alguém em casa, então o Azul russo poderá ser das melhores raças.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook