Sphynx

Sphynx

História e curiosidades

A raça de gatos Sphynx, ou Canadian Hairless é uma raça de gatos única de origem no Canadá. Se não conhecias esta raça de gatos, provavelmente vais ficar surpreso ao ver algumas das suas fotografias.

A história da origem desta raça é bastante curiosa igualmente. Nos anos 66 no Canadá houve uma gata que deu à luz, no meio de uma ninhada, um gato todo nu. O que parecia um problema genético afinal não era, pois na ninhada seguinte aconteceu exactamente o mesmo.

Mais tarde estes gatos foram cruzados o que deu origem aos “Gatos da Lua”, que hoje em dia conhecemos como Sphynx. Ocorreram cruzamentos com outras espécies com algumas semelhanças como o Devon Rex e o Cornish Rex, mas os cruzamentos com os primeiros foram interrompidos devido a uma doença genética mortal que estava a surgir nestes resultados.

Ainda assim foi só nos finais dos anos 70, ainda com o cruzamento de gatos sem pêlo com um Devon Rex que nasceu verdadeiramente a raça Sphynx que conhecemos hoje, com todas as características que detalharemos na continuação.

Com todas estas voltas, foi apenas quase no virar do século XX que finalmente a raça foi aceite oficialmente. No ano 2000 já estavam inscritos mais de uma centena de Sphynx, e a tendência foi sempre para aumentar.

Características físicas

A primeira coisa que temos de falar sem dúvida alguma é o seu pêlo. Ou a falta dele, como muitos pensam. Apesar de parecer um gato com apenas pele à mostra, na verdade ele tem mesmo pêlo, só que é um tamanho e espessura bastante característica.

Apesar deste pêlo por si só não permitir proteger o gato do frio, a sua própria pele é mais grossa do que qualquer outra raça, e dispõe de outras características que permite protegê-lo melhor. Mas não deixam de ser gatos sensíveis à temperatura.

De musculatura definida (e visível, devido às características do seu pêlo e pele como discutimos), são gatos sem grandes tendências para engordar. Dispõem de uma cauda comprida e fina, que se vai afinando ainda mais até à ponta.

Ainda em relação à sua pele, esta tem um formato enrugado, mas é bastante suave ao toque e inclusive quente. Em termos de cores, o rosa e o cinzento são as cores características da raça Sphynx.

Características psicológicas

Sociável e com muito carinho para dar, é um gato igualmente calmo que gosta de estar descansado sem quaisquer problemas nem grandes actividades. Alguns exemplares desta raça ate chegam a ser chatos por quererem participar em tudo o que fazemos e não nos largam mesmo quando estamos demasiado ocupados.

Eles precisam de muito mimo. Não é que sejam muito ciumentos, mas é importante para eles que sintam que os seus donos gostem deles para não se sentirem sozinhos e abandonados, mesmo que a casa esteja cheia de gente e de outros animais.

Cuidados a ter

Infelizmente nem tudo são boas noticias. Apesar de ser um animal fácil de lidar, necessita de alguns cuidados especiais. Se tens uma casa fria, desaconselhamos vivamente que adquires um Sphynx pois eles não se dão nada bem com o frio.

A higiene do animal também é um ponto sensível a ter em consideração. Trata bem do seu pêlo para que este não se torne demasiado seboso. Se sofreres de alergias, não penses que pela falta de pêlo em abundância que o torna um bom gato para alérgicos, pois as secreções salivares são as responsáveis pelos ataques de alergia, não o pêlo em si.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook