Siamês

Siamês

História e curiosidades

Provavelmente o gato siamês é aquela raça que todos nós conhecemos, mesmo que nem sejamos grandes fãs de gatos. A sua “máscara”, uma grande mancha negra na cara, faz com que imediatamente qualquer pessoa consiga perceber que está na presença de um siamês.

A grande maioria das teorias sobre a origem são envoltos em mistério, mas existem manuscritos com registos de um gato de nome “vichien mas” no século XIV que dispõe das mesmas características que os siameses.

Dois séculos depois temos mais registos, de um gato na Ásia central que informa a existência de um gato branco, excepto nas patas, orelhas e cauda. Inclusive no Sião os siameses eram os preferidos dos budistas.

Mas foi no século XIX que Inglaterra viu os primeiros exemplares desta raça. Rapidamente tornou-se uma raça popular do país e rapidamente também se propagou por muitos outros países, criando toda a fama que tem hoje em dia.

Características físicas

O Siamês tem um corpo esbelto, comprido e que pode chegar até aos 5 kg. Acredita-se inclusive que os antigos exemplares desta raça eram maiores e mais pesados, no entanto a raça moldou-se para ficar mais delgada e mais leve.

A cabeça do Siamês, como já dissemos, é das maiores características da raça. De nariz comprido, orelhas grandes, olhos amendoados… e uma grande mancha escura na sua cara.

O seu pêlo é curto, as patas também podem possuir manchas da mesma cor da cara. Existem algumas variedades em termos de cores aceites, como seal point e chocolate point, entre outros.

Características psicológicas

Animal bastante extrovertido e inteligente, é provavelmente das raças que se apegam mais ao dono de todas, não esquecendo a independência comum que todos os gatos dispõem. Dócil e com muito carinho para dar.

O Siamês não dispensa mimos, pelo que devemos passar sempre algum tempo com ele, senão poderá ter algumas mudanças de atitude pela falta de carinho.

Cuidados a ter

Existem alguns cuidados que devemos ter em atenção para que o nosso gato esteja sempre bem, mentalmente e fisicamente. A escovagem do seu pêlo depende directamente do tamanho. Um pêlo mais curto não requer escovagens tão regulares.

A dieta dos siameses deve ser ricas em proteínas para não carecer de qualquer deficiência proteica. Um problema que surge em alguns siameses é que pequenos descuidos nos seus cuidados podem vir a criar transtornos mentais no animal. Se notares alguma diferença no comportamento do animal demasiado estranha, poderá ser indicio de um distúrbio.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook