Porque é que os gatos se lambem?

Lambidelas de gato

Ver um gato a lamber-se não é algo que vá surpreender seja quem for. Todos nós sabemos que o fazem e temos uma pequena ideia do porquê, no entanto nem todos sabem os motivos que os levam a fazê-lo quase constantemente.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre uma das características mais curiosas dos felinos em geral e explicar porque é que o fazem, mesmo quando nos parece que nem há a necessidade disso.

Origem das lambidelas

Antes de tentarmos perceber porque é que o fazem, vamos perceber de onde é que veio esta obsessão para estarem constantemente a lamber-se. E como acontece com a maioria dos felinos, isto do lamberem-se começa logo desde da altura que nascem!

Claro que não se lambem a eles próprio quando mal sabem andar, mas quando nascem é a própria mãe que os lambe de forma a facilitar a sua respiração. Mas não fica por aqui. Durante as primeiras semanas de vida, a mãe também o faz para facilitar os gatinhos de fazerem as suas necessidades.

Após pouco mais de um mês a mamã deixa-o de fazer com tanta frequência e são os próprios que se começam a lamber-se, estando já “formados” nesta técnica de higiene.

Porque é que se lambem tanto

Já explicámos no ponto anterior onde é que aprendem a lamber-se e porquê, mas isso não explica porque é que passam a vida inteira a fazê-lo. Mas no entanto há uma serie de razões que os levam a esta rotina.

Alguns dos motivos são mais óbvios do que outros. Por exemplo, o simples facto de lamberem-se permite-lhes remover correctamente quaisquer pêlos mortos alojados no seu corpo. Ao mesmo tempo que o fazem, também removem do corpo qualquer cheiro que não seja seu.

Com cada lambidela os parasitas também são eliminados juntamente com quaisquer partículas de sujidade que possam existem. É quase um banho, como poderás estar a pensar. Esta é ainda uma acção que lhes relaxa bastante devido à sensibilidade da sua pele.

Como é que se lambem

Temos a origem e o motivo, mas como é que conseguem fazer tanta coisa apenas com o simples lamber? A resposta é bem mais simples do que possa parecer.

O truque está mesmo na língua. Já terás reparado que os gatos dispõem de uma língua bastante áspera, quase que parece uma lixa mesmo. Pois esta característica das suas línguas dá um efeito de escova, que no pêlo é praticamente igual o efeito tirando a parte da saliva que espalham.

Como os gatos são animais bastante flexíveis conseguem chegar praticamente a todo o lado. Dobram-se e enrolam-se para chegar a todos os pontos do seu corpo, mas só não conseguem lamber a sua própria cabeça e pescoço.

Para estas situações eles têm uma alternativa muito simples: o antebraço! Lambem o antebraço, e com este passam pelos dois lados. Uma resposta bastante simples a algo que parecia impossível para um gato sozinho.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook