Persa

Persa

História e curiosidades

Rivalizando um pouco com a popularidade dos gatos siameses, os gatos Persas são os gatos mais populares do mundo. Eles também podem ser chamados de Longhair em alguns países, mas são mais conhecidos por Persa.

Inclusive nesses países eles vão mais à frente e dividem os Longhair por espécies específicas dependendo da sua cor. Isso é o caso dos gatos Chinchila, por exemplo, que acabam por ser Persas igualmente.

Sendo gatos de pêlo vasto, a probabilidade de serem animais asiáticos é bastante elevada devido às zonas de mais frio. Originais da Turquia e Pérsia, foi destes pontos que os gatos Persas se propagaram pela Europa inteira.

Foi só no século XX que a raça Persa se tornou oficial, e também foi o ponto de partida para a grande popularidade que dispõe hoje em dia, sendo um dos gatos, senão o gato mais procurado pelos que querem adoptar um felino.

Características físicas

Os Persas dispõem de um corpo relativamente arredondado, com uma cabeça igualmente arredondada e nariz pequeno. Juntando-se a isto o seu pêlo imenso resumem na perfeição as características de maior destaque da raça Persa.

Dentro dum vasto pêlo podemos observar uns olhos grandes e arredondados igualmente. Olhar para um gato Persa derrete o coração de qualquer um devido ao seu aspecto de peluche.

Algumas raças de gato são confundidas com os gatos Persas devido ao seu pêlo comprido, como é o caso do Maine Coon e o Angorá (que poderás consultar no nosso portal igualmente). O seu pêlo, no entanto, é bastante denso mas ao mesmo tempo muito macio.

Em relação às cores, existe uma serie de cores permitidas, desde do branco ao preto, creme, azul, vermelho… e nos locais onde são chamados de Longhair são inclusive raças distintas! Mas todas as cores são aceites para se classificar um gato como Persa.

Características psicológicas

O gato Persa em geral é bastante afectuoso, adora brincar e inclusive conversar (leia-se miar). Um animal bastante calmo, tolera bem a presença de outros animais e não mostram ter ciúmes destes nem das crianças.

Apesar de tudo, tal como qualquer felino, ele tem o seu território e não pode ser perturbado. Caso outros animais de casa tentem invadir o seu espaço ele poderá ter outro tipo de atitudes, mas nada que não seja controlável.

Apesar de independente, é um gato que não tolera nada bem a solidão. Por este motivo, é importante ou levarmos o gato connosco quando passamos vários dias fora de casa ou simplesmente não ir a lado nenhum.

Cuidados a ter

Como deverás imaginar, o pêlo do Persa é dos factores que deves ter mais em atenção. Uma boa higiene incluindo uma boa escovagem regular é bastante importante para manter um pêlo lindo e saudável.

Escovas de dentes metálicos são as maiores aliadas contra os nós nos pêlos dos Persas. Podes aplicar camurça e até pó talco para não só embelezar como também para retirar o excesso de gordura no pêlo, mantendo assim não só agradável aos olhos como também ao tacto.

Limpa os olhos e o nariz diariamente para que não se criem secreções escuras nestas zonas, que rapidamente manchem o pêlo do gato. Caso seja tarde demais, existem produtos específicos para estas situações.

Um dos problemas desta raça é a tendência a criar problemas renais, pelo que muita atenção aos sintomas e visita um veterinário com regularidade para verificar que está tudo bem com o teu gato.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook