Leite nos gatos

Gato a beber leite

Infelizmente, mas não por culpa das pessoas mas mais por culpa da televisão, os donos de gatos gostam de dar leite aos seus gatos. Eles gostam, e nós ficamos satisfeitíssimos ao vê-los tão contentes a beber leite.

Mas se estiveres neste momento a dar leite ao teu gato, pára! Por muito que se pense que não há-de fazer mal, o leite é péssimo para a saúde dos gatos. Por muito que eles gostem, não devemos de forma alguma servir leite.

Motivos para não dar leite a gatos

Primeiro de tudo, eles não necessitam de leite quando adultos. Existe uma fase da sua vida que necessitarão de leite, mas disso falaremos a seguir. Um gato adulto não deve beber leite pois ele deixa de criar uma enzima que permite a absorção da lactose. Por isso eles são praticamente todos intolerantes à lactose.

Pior ainda é quando se dá leite de vaca. O leite que os gatos poderão beber quando ainda são crias é apenas o próprio leite de gato, este fornecido pela mamã ou então adquirido numa loja de animais que venda leite para gatos. O leite para vacas dispõe de propriedades que não servem para os gatos, o que fará pior do que melhor.

Quando é que se pode dar leite

Existem duas situações muito específicas em que o leite poderá ser opção, uma como alimento e outro como uma espécie de recompensa.

Primeiro, as crias podem beber leite. Mas apenas durante os primeiros meses de vida. É que quando nascem eles criam a dita enzima que absorve a lactose, e inclusive nessa altura serve perfeitamente como alimento.

Como também dissemos à pouco, caso a mamã não lhe forneça leite, há em loja de animais leite para estas situações. A administração de leite deve terminar na altura do desmame, que é quando há uma quebra na produção das ditas enzimas.

A segunda situação em que podemos dar leite de gato é em casos especiais, e com o acordo do veterinário. É porque há vários casos (mas não é comum, atenção) em que os gatos continuam a produzir estas enzimas, ainda que em menor quantidade do que em crias

Caso um veterinário te diga que o teu gato dispõe desta características, então podes dar leite de gato. Mas atenção, deve ser apenas leite de gato e não de outro animal qualquer, e além disso não substitui uma refeição e nem sequer um alimento. É mais uma espécie de guloseima para eles.

Consequências por beber leite

Esta também é uma forma de detectar que o gato deixou de ser tolerante à lactose ou não. O sintoma mais comum de um gato intolerante à lactose que beba leite é diarreia. Dentro dos leites para gato existem uns com mais ou menos lactose, pelo que é questão de escolheres o melhor para ele. Se ainda assim ele tem diarreia ou mostra algum tipo de dor abdominal, então esquece mesmo o leite.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook