Javanês

Javanês

História e curiosidades

A raça de gatos Javanês provém da Grã-Bretanha e é uma raça relativamente recente, tendo sido criada nos anos 70. A ideia era recriar o conhecido Angorá, mas acabou-se por conceber o Javanês. Não existe um consenso em relação às características obrigatórias desta raça, mas ainda assim é possível classificar e detectar uma espécie como Javanês.

Mas na altura em que foi concebido foi devidamente chamado de Angorá. Mais tarde, cerca de 15 anos depois, mudou-se o nome desta espécie para Javanês para distinguir melhor as características orientais deste gato.

Foi só à algum tempo que a raça deu entrada nos EUA, onde hoje em dia é uma espécie popular entre os nossos vizinhos americanos.

Características físicas

Dentro das características físicas podemos encontrar algumas semelhanças quando comparado com as raças Siamês e Balinês. De corpo médio, dispõe de uma cabeça triangular e um focinho caracteristicamente delgado.

De olhos amendoados azuis ou verdes, dispõem de grandes orelhas. Todo o seu corpo é alongado mas compacto o suficiente para ser um animal bastante sólido. Este aspecto elegante é claramente comparável ao Siamês.

O pêlo dos Javaneses é dos detalhes de maior destaque. Espesso e de comprimento médio, podemos encontrar mais pêlo à volta do pescoço e da sua própria cauda. Em geral é um animal lindíssimo e muito elegante.

Características psicológicas

Algo que temos já de referir é que se este gato falasse português, tinha conversa para o dia inteiro. É porque o javanês adora falar, seja connosco, seja com outros animais e seja sozinho. É uma característica relativamente comum em gatos orientais.

Raça afectiva para com os seus donos, mas gosta de ser dono de si próprio e das suas coisas, definindo o seu território. Pode até tornar-se possessivo em alguns casos. Mas não deixa de ser carinhoso e brincalhão por isso.

Cuidados a ter

O Javanês não necessidade de muitos cuidados especiais, não mais do que qualquer outro gato. Com uma dieta saudável, mimos e um par de escovagens por semana ele fica são e contente.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook