Himalaio

Himalaio

História e curiosidades

Os gatos himalaios têm um aspecto bastante curioso. Se gostas de gatos persas e de gatos siameses, literalmente ambos tiveram um filho e saiu o himalaio. É que para se conceber os primeiros himalaios, foram feitos cruzamentos entre persas e siameses.

Este nome deriva dos coelhos himalaios, cujo pêlo tem algumas parecenças com o do gato himalaio. Falaremos mais sobre o aspecto do pêlo do himalaio na zona correspondente.

A raça surgiu na Suécia nos anos 40, Mas foi nos anos 30 que se começaram a cruzar ambas as raças, até sair o primeiro himalaio. Os anos 50 foram especiais para os himalaios, já que não só se tornaram uma raça oficial com ainda por cima ganhou o prémio de melhor gato de pêlo comprido.

Características físicas

De cabeça redonda e firme, dispõe de um focinho achatado mas amplo, orelhas ligeiramente pequenas, um corpo alongado e patas pequenas. Mas o verdadeiro destaque desta raça é mesmo observar as características estéticas do himalaio, comparando com o persa e o siamês.

Na cabeça podemos claramente observar as semelhanças com o siamês: uma mancha escura, uma espécie de máscara característica da raça. A própria cor de todo o pêlo (não só na cara) é também retirada das cores permitidas da raça siamesa.

Observando o pêlo do gato como um todo, podemos também constatar que a abundância é claramente uma herança dos gatos persas. Estes são conhecidos por terem bastante pêlo, e os himalaios adoptaram esse pêlo longo e abundante.

Portanto, poderíamos dizer olhando para esta raça que seria um siamês de pêlo longo ou um persa com máscara. E não foi apenas características físicas que o himalaio adoptou.

Características psicológicas

Para além de ser um animal carinhoso, é também bastante inteligente. Há quem não goste daquelas raças de gatos que estão constante a miar. Pois felizmente para essas pessoas ele não costuma miar.

Para além disso não tem aquele defeito comum que querer-se apoderar de todos os espaços. Além disso não requer mesmo de muito espaço, o que faz com que a vida num apartamento seja algo sem qualquer tipo de inconvenientes para esta raça.

Gosta de crianças e não vê qualquer problema em interagir com elas, desde que não lhe façam mal.

Cuidados a ter

Como já deves ter imaginado, tanto pêlo deve dar algum trabalho a cuidar. E tal como o pêlo dos gatos persas dá, o pêlo do himalaio também. A escovagem diária com uma escova de metal é bastante importante.

Esta escovagem não só permite remover nós e pêlos mortos, como também ajudará a prevenir as conhecidas bolas de pêlo, bastante comuns em todas as raças de pêlo comprido. Como também é obvio, é uma raça que os alérgicos devem manter à distância o máximo possível.

Um ou dois banhos por mês também ajudará a manter o pêlo do animal sempre imaculado, pois com tanto pêlo o próprio gato sozinho não dá conta de toda a higiene deste.

Se seguires estes dois conselhos sem falhar, vais ver que o himalaio parecerá ter saído de um daqueles concursos de beleza constantemente.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook