Como prevenir a queda de pêlo

Pêlo dos gatos

Um dos maiores problemas para os donos de gatos é o trabalho que dá cuidar do pêlo. Este tende a cair, e podem haver 1001 motivos para acontecer, desde das causas mais naturais do mundo a deficiências na alimentação, higiene, …

E sinceramente por muito que gostemos dos nossos gatos, ninguém gosta de ir a uma casa e ver esta toda cheia de pêlos por todo o lado. Chão, móveis, roupa… Mas vamos falar um pouco sobre a queda de pêlo e como minimizá-la / evitá-la.

Motivos para a queda de pêlo

Como dissemos, existem vários motivos para um gato estar constantemente a deixar cair pêlo, entre causas naturais a causas que tenham a nossa influência, ou mesmo por doença. Falando sobre as causas naturais, a queda de pêlo é de facto uma necessidade para manter este pêlo saudável.

O pêlo que cai normalmente é pêlo morto, que já não tem nada a dar ao gato, e este tende a cair. No lugar desse pêlo nasce ou até já nasceu pêlo saudável, não havendo assim lugar para pêlo morto.

Esta espécie de muda de pêlo acontece normalmente na Primavera e no Outono, a primeira para se adaptar ao calor e a segunda para se adaptar ao frio. Portanto podemos constatar que a perda de pêlo tem directamente a ver com a temperatura e exposição ao sol. Gatos que saem à rua diariamente tendem a ter estes períodos muito mais regulares do que gatos que passam a vida em casa.

Formas de evitar a queda de pêlo

Na continuação vamos falar de várias estratégias para evitar a queda de tanto pêlo, ou a totalmente deste (caso trata-se de algum erro nosso quando cuidamos do nosso gato.

Optar por raças com menos pêlo

Provavelmente a solução mais fácil para quem não quer ter tanto trabalho com o pêlo é mesmo adoptar um gato com menos pêlo. Assim de repente podemos dar o exemplo daquele com menos pêlo de todos: o Sphynx. Apesar de parecer, este ainda tem algum pêlo. É necessário banhos regulares pois devido à quase inexistência de pêlo, torna-se um animal bastante oleoso.

Existem várias raças de pêlo curto que não têm grande tendência a largar pêlo. Gatos como o Cornish Rex e o Devon Rex são dois bons exemplos disso. Apesar do efeito ondulado, o pêlo é curto o suficiente para não estar constantemente a cair.

Escovagem regular

Uma boa escovagem regular é meio caminho andado para evitar haver tantos pêlos espalhados pelas nossas coisas. A escovagem é responsável pela remoção quase na totalidade dos pêlos mortos, não serve unicamente para lhe deixar o pêlo arrumado (nem é o objectivo principal sequer, apesar de muitos pensarem assim).

Banhos

Devido ao facto dos gatos terem receio de água por não serem habituados logo desde pequenos, muitos donos não lhes dão banho, e esta é uma excelente forma de eliminar também os pêlos mortos.

Dieta equilibrada

A qualidade de uma dieta reflecte bastante na saúde no gato, incluindo na incidência de pêlo morto presente. Alimentos ricos em Omega-3 e 6 são dois dos principais responsáveis para manter um pêlo limpo e sedoso, pelo que se o teu gato sofre de queda de pêlo a mais para o teu gosto, experimenta uma dieta à base destes.

Proteger os móveis

Se apesar de tudo não consegues dar conta de tanto pêlo, podes sempre proteger os teus móveis quando o gato entre na altura da queda de pêlo. Adquire capas para os teus móveis que sejam fáceis de lavar. Podes inclusive ignorar por uns tempos a decoração da tua casa caso não consigas arranjar uma capas que rimem bem com o teu estilo, pois neste momento o mais importante é não encher o sofá com pêlos de gatos.

Mantem também a roupa sempre protegida. Escova-a sempre quando veres que estás com pêlo, e nunca a deixes ao alcance deles… É que aquela camisola de seda que tanto gostas também faz uma bela cama para eles!

Produtos anti-queda

Como último recurso podes optar por certos produtos existentes no mercado que permitem prevenir a queda de pêlo. Estes produtos podem vir como extras, como é o caso de óleos e sprays, mas também podem ser aplicados enquanto o dás banho através de um champô específico ou mesmo durante a alimentação com certos suplementos.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Gatos:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook